César Menotti e Fabiano estreiam turnê de 20 anos e falam sobre trajetória e desafios 643y26
25/05/2025 20h57Fonte Revista Quem
Imagem: Marcos Oliveira/ Espaço Unimed/Divulgação
César Menotti e Fabiano

César Menotti e Fabiano estrearam a turnê celebrativa de 20 anos da dupla em um show realizado na noite do sábado (24) Espaço Unimed. Os cantores sertanejos conversaram com a Quem sobre o que os fãs podem esperar de XX anos - Intensidade, além de muitos hits como Leilão, Ciumenta, Como um Anjo e é Tarde Demais. Confira!
Imagem: Marcos Oliveira/ Espaço Unimed/Divulgação
César Menotti e Fabiano

Cesar, são 20 anos de carreira e muitos sucessos. Quanto mais tempo de estrada e mais sucessos, é mais desafiador definir um repertório para uma turnê celebrativa?
A gente pensa que vai ser tranquilo, mas a cada ano que a é mais difícil. São tantas músicas boas, né? O público quer ouvir aquelas que marcaram a vida deles, então a gente fica naquela dúvida... "Será que inclui aquela que todo mundo adora, ou a outra que a galera também ama?". Vai rolando aquele "jogo de cintura", sabe? Porque é difícil agradar a todo mundo, mas o legal é que o amor pela nossa música sempre fala mais alto. E claro, tem que ter a parte emocional também, não dá pra só cantar por cantar. Mas é um desafio bom, viu? Agradeço demais por isso.
Fabiano, o que o público pode esperar deste novo show em termos de cenário e figurinos?
A gente sempre tenta inovar, trazer algo que faça o fã se sentir dentro da nossa música. O figurino, nós sempre prezamos por manter nosso conforto e também nossos gostos pessoais. Vai ter desde aquele look mais rústico, com a cara da estrada, até algo mais moderno, porque a gente também gosta de ousar um pouco, né? Claro, sempre com aquela cara de "não estamos tão arrumadinhos assim", porque a gente tem aquele jeitão meio caipira, mas com sofisticação! (risos).
Cesar, vocês seguem com as vozes impecáveis. Quais os cuidados que vocês tiverem ao longo desses anos de tantos shows para manter a mesma qualidade vocal?
Cuidar da voz não é fácil não! A gente tem que ter disciplina, porque quando o corpo pede descanso, a voz também pede. Tem o lance da hidratação, não pode bobear com a alimentação e, principalmente, os agasalhos... Sabe, parece besteira, mas quando a gente sai do palco, precisa cuidar. A garganta é um serzinho frágil! E claro, quando tem um evento mais longo, a gente nem fala muito, só se prepara e solta o vozeirão, mas sempre com cuidado. Mas o principal é o amor que a gente tem por fazer o que faz, isso ajuda muito a manter a qualidade.
Imagem: Marcos Oliveira/ Espaço Unimed/Divulgação
César Menotti e Fabiano com Juju Menotti.

Fabiano, sua filha Juju Menotti, de 11 anos, está cada vez mais desenvolta na carreira artística. Como um pai que vive deste meio, qual o sentimento de vê-la seguindo os seus os e quais as preocupações que você tem? Dá conselhos?
Ah, meu coração de pai fica todo inchado de orgulho, né? Quando vejo ela cantando, fico emocionado, mas também preocupado, porque sei bem como é a vida de artista. Sempre dou o meu apoio, mas, ao mesmo tempo, tento proteger, porque não é fácil. A gente sabe como é a estrada, e muitas vezes a gente aprende mais com os tombos do que com as vitórias. Eu sempre dou conselhos de manter os pés no chão e aproveitar a oportunidade, mas com responsabilidade. E claro, sempre que ela me pede uma opinião sobre o palco, eu estou ali, firme e forte, dando meu pitaco!.
Cesar, um artista que faz tantos shows como vocês, tem que abrir mão de viver alguns momentos, como estar presentes em celebrações familiares. Quais os sacrifícios que você fez por conta da estrada nesses 20 anos e quais agora com o sucesso consolidado, você pode se dar ao luxo de não fazer mais?
Olha, os sacrifícios vêm, né? Tem casamento, aniversário de filho, aquele churrasco com os amigos que a gente nunca consegue ir... Mas a estrada também traz muito de bom, então a gente acaba compensando de outras formas. Hoje, com o sucesso, posso escolher melhor meus compromissos, fico mais com a família, mas no começo, era muito difícil. Não tem jeito, a estrada cobra, mas também dá. A gente ganha um montão, mas às vezes perde um pedaço de algo importante, como um churrasco ou um aniversário de casamento, que é um pouco dolorido.
Cesar, você tem um jeito muito engraçado de se comunicar com o público e nas redes sociais. Nesses 20 anos de estrada, tem um momento inusitado e muito engraçado que tenha marcado a história de vocês?
Eu não vou mentir não, eu adoro memes, me divirto na internet, e fico feliz que posso trazer esse meu lado leve e mais divertido para as pessoas conhecerem. Esse é o Cesinha no dia a dia, acho muito bacana o poder da internet de aproximar as pessoas, nossos fãs.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook