Marcos Pasquim fala da volta de "O quinto dos infernos", da carreira e de relacionamentos 2d6d1y
17/09/2023 14h33Fonte O Globo
Imagem: Guto Costa / Divulgação
Marcos Pasquim

Marcos Pasquim chega aos 30 anos de carreira com a certeza de que a minissérie "O quinto dos infernos" foi um dos projetos mais difíceis que já fez. A produção acaba de voltar ao ar no Globoplay, duas décadas depois da exibição original:
— Foi um marco na minha trajetória. A gente fazia uma sátira à História do Brasil. Foi um dos personagens mais difíceis. Aprendi muita coisa sobre o Dom Pedro I (seu personagem) que não tive conhecimento na escola.
Pasquim ficou marcado por trabalhos em que aparecia como o corpo à mostra, como "Kubanacan" e "Uga uga". O público costuma se referir aos personagens como "descamisados". O ator diz que nunca se incomodou:
— Não tenho nenhum problema em estar sem camisa em cena, mas não partia de mim. Era o autor que escrevia. Adoraria poder me transformar fisicamente por um personagem. No entanto, na televisão, não acontece muito. Não tenho vaidade. O galã faz parte da história. Se alguém me chamar para fazer um galã, vou fazer. Qual o problema?
Seus últimos projetos foram a série "Luz", da Netflix, com estreia prevista para 2024, e o filme "Morando com o crush", com lançamento marcado para o final do ano. Ambos os trabalhos são voltados para o público infantojuvenil:
— Gosto de fazer personagens diferentes e no universo da garotada. Foi ótimo. Tenho conseguido versatilidade e ainda espero poder fazer Ricardo III, mas não precisa ser necessariamente de William Shakespeare.
De férias após o fim dessas gravações, ele aproveita o tempo livre para estar com a filha, Allicia, de 19 anos. A adolescente mora com a mãe em São Paulo. Pasquim vive no Rio de Janeiro.
— Trocamos bastante, mas, como todo pai de adolescente, entendo que é uma geração que fica bastante no celular. Ela é mais quietona, na dela — conta ele, que não pretende ter mais filhos: — Acho que já deu. Estou com 54 anos de idade. Hoje em dia digo não, mas pode acontecer.
Atualmente, Pasquim namora a produtora Karla Nogueira e não pensa em voltar a viver na mesma casa com uma companheira.
— Pretendo namorar pelo resto da vida — diverte-se o ator.
Ele já teve vários outros relacionamentos, como com a atriz Suzana Pires. Recentemente, ela contou no "Que história é essa, Porchat?" que a relação terminou por causa de uma traição dele. Pasquim afirma que ela avisou com antecedência sobre a participação no programa:
— Nós fomos almoçar, e ela me falou. Depois de um tempo (após a separação) nos tornamos amigos. Não imaginei que iria tomar toda essa repercussão. Eu errei, assumo, já foi. A gente aprende com os erros. Vivemos uma paixão muito legal. Ela escreveu uma peça para mim na época, mas acabou não indo para frente por causa de patrocinador. Adoro ela.