Pandemia, racismo, o à internet: professor aponta possÃveis temas da redação do Enem 2020 4o654x
27/11/2020 16h07Fonte G1 PI
Imagem: Agência Brasil
Enem 2020: vestibular em tempos de pandemia.

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, é o grande mistério que costuma tirar o sono dos candidatos. Para o professor de redação Thiago Morais, o exame pode discutir os temas que estiveram no centro do debate em 2020: a pandemia do coronavírus, os cuidados com a saúde e o racismo.
Temas da redação
Pandemia de coronavírus
Imagem: Reprodução/TV Gazeta
Paciente é reanimado dentro da UTI para Covid-19 do Hospital Jayme Santos Neves, no ES.

Para o professor Thiago, há muitas temáticas relacionadas à pandemia de coronavírus que podem ser se tornar tema da redação do Enem. “O pleno o aos serviços de saúde pública no Brasil, por exemplo. Ou sobre os novos hábitos de higiene dos brasileiros. Ou ainda: que dificulta a qualidade da saúde do brasileiro? Temas relacionados a isso podem ser cobrados”, comentou.
Ainda sobre a pandemia, o tema de redação pode debater questões relacionadas ao autocuidado, seja discutindo os novos hábitos de higiene pessoal, seja discutindo os cuidados com a saúde mental, tão desafiada durante o período de isolamento social.
Democratização do o à internet
Imagem: Divulgação Fazu
Formato EAD trouxe centenas de alunos durante pandemia.

Em 2019, o tema da redação do Enem “Democratização do o ao cinema no Brasil” pegou a maioria dos estudantes de surpresa. Para o professor Thiago, uma discussão sobre a democracia pode voltar a ser tema. Em 2020, o tema poderia discutir o o à internet no país.
“Esse ano, vimos que muita gente teve dificuldades com o o à internet, principalmente de aulas de ensino à distância. Seja por falta do aparato governamental, dificuldades de comprar os equipamentos, ou pela questão de qualidade da rede de internet”, comentou.
Racismo
Imagem: Matheus Beck/G1
Manifestação em frente ao Carrefour, em Porto Alegre.

Segundo o professor, o racismo, um dos assuntos mais discutidos no Brasil e em todo o mundo em 2020, também pode se tornar tema da redação do Enem.
“Tanto o racismo velado como o incisivo e o estrutural foram muito debatidos esse ano no mundo inteiro. Tivemos os protestos por conta do assassinato do segurança George Floyd, nos EUA, que reverberaram em vários países da Europa, e até o no Brasil”, lembrou.
Meio Ambiente
Imagem: Silvio de Andrade/Governo de MS
Novos incêndios foram registrados em alguns pontos do Pantanal nos últimos dias, após fogo diminuir no bioma.

O meio ambiente também foi um dos assuntos mais discutidos durante o ano de 2020, e o Brasil foi o centro do debate mundial por conta dos casos de incêndios florestais na Amazônia e no pantanal mato-grossense.
“Quando fala em meio ambiente, a gente consegue lembrar facilmente das queimadas no pantanal. É um tema que pode ser discutido sob várias frentes: a inobservância do poder público, as ações de pessoas que causam incêndios, e muitas outras”, enumerou.
Dicas de estudo
Imagem: Andrê Nascimento/G1
Professor de redação, Thiago Morais.

Para estar preparado para a prova, o estudante precisa estar antenado nos principais assuntos e afiado na prática da escrita. O professor Thiago disse que o candidato deve observar esses dois fatores básicos para se dar bem da redação.
“O candidato tem que buscar ler editoriais, artigos de opinião, revistas, jornais e se mantar atualizado. E não simplesmente ler qualquer coisa, mas buscar publicações de respaldo”, comentou.
Uma dica do professor é buscar tanto os temas mais importantes do ano, que listamos acima, como assuntos “fora da curva”.
“Ano ado, ninguém esperava que o Enem fosse cobrar a questão do cinema. Por isso, eu o aos meus alunos temas que são discutidos, mas não tanto quanto esses: liberdade de expressão, doação de sangue, hábitos alimentares... se o estudante consegue produzir textos para o que é esperado e para o que é fora da curva, ele com certeza é um candidato mais competitivo”, explicou.
Para desenvolver a escrita, não há segredo: é preciso praticar. O professor Thiago recomenda que o estudante produza, no mínimo, uma redação por semana até o dia da prova. “Tenho alunos que escrevem duas, três redações por semana. Esses, com certeza, estão mais próximo da aprovação”, disse.
Veja mais notícias sobre Educação, clique em florianonews.com/educacao