Projeto transforma escolas da rede estadual em palcos de arte e protagonismo estudantil 231f49

23/05/2025 10h01

5i6n6g


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoO primeiro filme ?Dança na Escola?, protagonizado pelos estudantes do Ceti Lucídio Portela foi exibido nessa quinta (22)(Imagem:Divulgação)O primeiro filme "Dança na Escola", protagonizado pelos estudantes do Ceti Lucídio Portela foi exibido nessa quinta (22)

Os alunos da rede estadual de Educação das escolas de Tempo Integral finalizaram as atividades do projeto Cultura em Série, que levou oficinas, vivências e produções artísticas. Toda esta experiência virou um documentário com três episódios que transforma as escolas da rede estadual em cenários dos filmes. O primeiro “Dança na Escola”, protagonizado pelos estudantes do Ceti Lucídio Portela, localizado em Teresina, foi exibido, nessa quinta-feira (22), na sede do Conselho Estadual de Cultura do Piauí.

Na plateia da première estiveram o secretário da Educação, Washington Bandeira; o secretário da Cultura, Rodrigo Amorim; o presidente do Conselho Estadual de Cultura do Piauí, Nelson Nery Costa; os cineastas Talita Dupret e Danilo Carvalho e os próprios estudantes que protagonizaram o documentário.

O projeto é fruto de uma parceria entre a Secretaria da Educação (Seduc), a Secretaria da Cultura (Secult) e o Conselho Estadual de Cultura, somando iniciativas para tornar o espaço escolar um ambiente de valorização e expressão artística.
Imagem: Letícia SantosProjeto transforma escolas da rede estadual em palcos de arte e protagonismo estudantil(Imagem:Letícia Santos)

Para o Secretário Washington Bandeira, a escola de Tempo Integral representa um espaço ideal para o florescimento de talentos e para a promoção de uma aprendizagem significativa. “Com o tempo integral, conseguimos colocar mais cultura no cotidiano escolar e contemplar os talentos dos nossos jovens piauienses. Eles se libertam das amarras e se encontram nos próprios sonhos. No documentário, vemos o autoconhecimento na dança, na diversidade e no respeito. Eles são os protagonistas da revolução que estamos fazendo na educação pública do Piauí”, afirmou.

Já o secretário da Cultura, Rodrigo Amorim, destacou o papel da escola como espaço de formação de público e de revelação de artistas. “Estou feliz por ver nossos estudantes tendo a oportunidade de se expressar por meio da arte. A Seduc leva esses jovens a espaços transformadores e, com nossas escolas de dança, música e teatro, garantimos o o à cultura como parte da formação cidadã”, pontuou.
Imagem: Letícia SantosProjeto transforma escolas da rede estadual em palcos de arte e protagonismo estudantil(Imagem:Letícia Santos)

Enfatizando a importância da arte no desenvolvimento pessoal, o presidente do Conselho Estadual de Cultura, Nelson Nery Costa, reafirmou o compromisso com o incentivo à cultura nas escolas. “Nosso objetivo é despertar nos estudantes a consciência de que a cultura é fundamental para a sua formação como indivíduos em constante transformação”, declarou.

Estudantes vivenciam experiência transformadora

O episódio “Dança na Escola” mostra a descoberta de dez estudantes, orientados pelas coreógrafas do Balé Folclórico do Piauí, Andreia Barreto e Samara Rocha, sobre o espetáculo Piauiês.

“Foi extraordinário participar. A arte complementa o que a gente aprende, nos tira da bolha e mostra que tudo pode caminhar junto, arte e escola”, relatou Lio Holanda Dourado, estudante do Ceti Lucídio Portela. “Nunca imaginei viver algo assim na escola de tempo integral. A arte foi um acolhimento. Poder me expressar fez toda a diferença”, acrescentou Yuri Ravih, também aluno.
Imagem: Letícia SantosProjeto transforma escolas da rede estadual em palcos de arte e protagonismo estudantil(Imagem:Letícia Santos)

Os próximos episódios da série documental retratam outras linguagens artísticas nas escolas públicas: sendo a música, no Ceti Moacir Madeira Campos (União), e o teatro, no CETI Monsenhor Melo (Campo Maior), com a montagem “Batalha do Jenipapo: O Último Grito de Liberdade”.
Imagem: Letícia SantosProjeto transforma escolas da rede estadual em palcos de arte e protagonismo estudantil(Imagem: Letícia Santos)

A ação integra as estratégias da Seduc para fortalecer o currículo das escolas de Tempo Integral, conectando a formação acadêmica com o desenvolvimento artístico, cultural e cidadão, pilares da educação transformadora que o Piauí vem construindo.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: estudantes, conselho, escolas