Floriano 127 anos: CREAS vai aumentar a oferta de serviços à comunidade após reforma e ampliação 1j4y4h

05/07/2024 19h16

5i6n6g


Fonte Secom

Imagem: SecomFloriano 127 anos: CREAS vai aumentar a oferta de serviços à comunidade após reforma e ampliação.(Imagem:Secom)Floriano 127 anos: CREAS vai aumentar a oferta de serviços à comunidade após reforma e ampliação.

A Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (SEMDAS) e em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEINFRA) reformou e ampliou o Centro de Referência Especializada em Assistência Social - CREAS, localizado na Rua São João, Centro de Floriano. A nova estrutura vai permitir ampliar a oferta de serviços à comunidade.

O Centro de Referência atende pessoas, em especial crianças, adolescentes e idosos, expostos a algum tipo de violação de direitos e necessitam de acolhimento especializado. Para que isso seja possível, o espaço conta com um corpo técnico que inclui serviços de advocacia, assistência social, orientação pedagógica e psicologia.

Além desses serviços, a partir de agora, o CREAS a a oferecer o serviço de "Escuta Especializada", em que a pessoa que teve o direito violado é ouvida uma única vez e o seu testemunho é validado, inclusive para fins legais. O objetivo principal desse serviço é evitar que a vítima reviva a dor da situação ada, ao ter que contar a mesma história várias vezes para autoridades diferentes.

Com intuito de ampliar a assistência prestada, o CREAS agora possui o programa de acolhimento familiar, que assegura a crianças e adolescentes que, por algum motivo, não puderem ficar com sua família biológica, a permanência com uma família temporária, capaz de lhe oferecer condições de vida digna. Não se trata, porém, de um processo de adoção convencional, mas de uma condição temporária até que a situação da vítima seja resolvida de forma definitiva. Floriano a a ser a única cidade do interior do Piauí a prestar esse tipo de serviço que anteriormente só era realizado na capital, Teresina.

Segundo Rafaela Barros, secretária de Assistência Social, "Floriano dá um grande o no atendimento especializado, recebendo as vítimas em um local acolhedor e ofertando serviços importantíssimos, como a escuta especializada e o acolhimento familiar", concluiu.

Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano

Tópicos: floriano, centro, acolhimento