Queimada em terreno baldio de Floriano causa prejuÃzos 6mf1v
17/08/2010 21h53As queimadas são mais comuns no periodo mais quente do ano, na zona rural a queimada é usada para limpar campos que serviram para o plantio ou pasto quando chegar o período chuvoso. Mas na cidade a queimada é sinônimos de limpeza.
Quem tem terreno baldio e precisa limpar o local utiliza-se das chamas para limpar mais rapidamente o lugar. Nesse período não difícil encontrar terrenos baldios dentro da cidade e até mesmo na beira das estradas que estejam em chamas ou cobertos de cinzas.
Mas o que poucos sabem é que uma queimada descontrolada pode causar sérias conseqüências, além de estar poluindo o ar com a fumaça, as queimada pode causar danos a quem estiver por perto. Foi o que aconteceu no inicio da semana no Conjunto Pedro Simplício de Floriano.
Um terreno baldio localizado na avenida Santos Drumond trecho que dá o aos conjuntos habitacionais de Floriano foi queimado. As chamas ficaram descontroladas e a fumaça escura cobriu o lugar. Quem ava pela avenida não conseguia ver o que tinha pela frente.
Os moradores e comerciantes que vivem próximo ao lugar foram prejudicados, a fumaça incomodava. Os animais silvestres camaleões, cobras e outros bichos, numa tentativa de fugir das chamas acabavam tentando invadir as casas ou ficavam amontoados nas calçadas.
O fogo ainda destruiu uma pequena borracharia que ficava no terreno. O borracheiro Raimundo disse que quando chegou para trabalhar o lugar já estava em chamas. Ele perdeu tudo.
O fogo começou no inicio da tarde dessa segunda feira, 16, e só foi controlado depois que o corpo de bombeiros de Floriano chegou para apagar as chamas.
Os moradores do conjunto Pedro Simplício e os comerciantes ficaram revoltados, segundo eles essa não é a primeira vez que ateiam fogo no terreno baldio, e que esse é um problema que se arrasta há vários anos. Além do perigo das chamas, eles temem pela saúde de quem vive no lugar, uma vez que a inalação de fumaça pode causar sérios problemas a saúde, principalmente de crianças e idosos.
Não foi possível identificar quem foi o causador do incêndio no terreno.
Veja mais fotos: