Artigos e relatórios técnicos de servidores da Seplan são selecionados para evento nacional 4c4354
06/04/2025 20h58Fonte Governo do PiauÃ
Com o objetivo de contribuir para o debate sobre a Reconstrução do Planejamento Nacional, a Secretaria do Planejamento (Seplan) teve cinco trabalhos colaborativos pré-aprovados para apresentação no 1º Congresso do Conselho de Secretários Estaduais de Planejamento (Conseplan). O evento será realizado em maio, em Brasília, reunindo gestores públicos, especialistas e pesquisadores para discutir soluções inovadoras e diretrizes voltadas ao fortalecimento do planejamento governamental no país.Ao todo, 10 servidores da Seplan assinam os estudos selecionados, que abordam temas fundamentais para o aprimoramento da gestão pública e do planejamento estratégico estadual.
Entre os trabalhos, um dos destaques é o estudo sobre a Lei do Planejamento Participativo e Territorial, que aponta como essa abordagem pode orientar diretrizes para o planejamento estadual a longo prazo, garantindo maior alinhamento entre as políticas públicas e as necessidades da população. Outro artigo analisa os desafios e perspectivas na implementação dos Marcos de Médio Prazo, destacando como essa metodologia pode contribuir para uma gestão pública mais eficiente, com metas e instrumentos de monitoramento que tornem as decisões mais assertivas.
Um outro estudo realizado pelos servidores examina a aplicação de machine learning na classificação de municípios para o planejamento de políticas públicas, propondo uma metodologia inovadora para aprimorar a análise e gestão dessas políticas no Brasil. O objetivo central dessa pesquisa é utilizar algoritmos de aprendizado de máquina para classificar municípios com base em dados socioeconômicos, geográficos e demográficos, identificando padrões e necessidades específicas de cada região.
Além disso, uma das pesquisas explora a integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aos instrumentos orçamentários, reforçando a necessidade de alinhar políticas econômicas e sociais aos compromissos internacionais de sustentabilidade. Também será apresentado um estudo sobre a transição do Plano de Gestão para o Plano Plurianual (PPA), evidenciando o papel do monitoramento na tomada de decisão e como esse acompanhamento contínuo pode garantir maior eficiência e transparência na execução das políticas públicas.
Para o secretário do Planejamento, Washington Bonfim, a participação dos servidores no congresso reforça o compromisso do estado com o aprimoramento das políticas públicas. “A qualificação da gestão pública a pela valorização do conhecimento técnico. Ter nossos servidores participando de um evento dessa magnitude, contribuindo com estudos que podem impactar diretamente a formulação de políticas em todo o país, é motivo de grande orgulho. Isso demonstra o compromisso do Piauí com um planejamento eficiente, embasado em dados e boas práticas”, destacou o gestor.
Imagem: Divulgação
O 1º Congresso do Conseplan ocorrerá em maio, reunindo especialistas e pesquisadores da área de planejamento e governança.

Alice Amélia, assessora técnica da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais e Planejamento Participativo (Cepro), que teve três artigos colaborativos pré-selecionados, ressaltou a importância de levar essas discussões ao evento. “A equipe da Diretoria de Planejamento Estratégico Participativo da Cepro submeteu três trabalhos que abordam a integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável aos instrumentos orçamentários, a Lei do Planejamento Participativo Territorial e o papel do monitoramento do Plano Plurianual na tomada de decisão. Esses estudos demonstram como o planejamento estratégico pode ser um instrumento fundamental para uma gestão mais eficiente e alinhada às necessidades da população”, afirmou a servidora.
A lista completa dos trabalhos aprovados pode ser ada no link: https://www.congressoconseplan2025.com.br/assets/Relatorio_Resumos_aprovados_final.pdf
Confira as últimas notícias sobre PiauÃ: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews