Piauí é um dos estados com menor resolutividade de crimes violentos, diz pesquisa 4952

29/09/2020 15h40

5i6n6g


Fonte G1 PI

O Piauí está entre estados com baixa resolutividade de crimes violentos, segundo levantamento realizado pelo Instituto Sou da Paz. No estado, dos 280 inquéritos de homicídios, em 2018, apenas 62 estão com a autoria indicada e, desse total, somente 42 casos foram concluídos.

De acordo com Leonardo Carvalho, coordenador de Projeto do Instituto Sou da Paz, foram solicitados dados para Ministérios Públicos e Tribunais de Justiça de todo o país, mas somente 11 estados conseguiram ar informações completas. O Piauí está entre os estados que não conseguiu ar todas as informações para a pesquisa.

“O objetivo é verificar quantos homicídios foram realizados em 2017 e ver quais foram esclarecidos até 2018, mas nem todos aram informações completas", informou Leonardo Carvalho.
Imagem: Andrê Nascimento / G1Homicídio ocorrido na Zona Norte de Teresina.(Imagem:Andrê Nascimento / G1)Homicídio ocorrido na Zona Norte de Teresina.

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) informou, em nota, que é transparente e que os principais dados estão íveis no site da instituição. O comunicado diz ainda que as informações que não constam na página da internet são readas dentro do prazo de 21 dias, de acordo com a Lei de o à Informação.

"É uma situação que deixa a gente bastante preocupado em ver como é a gestão de informação na maior parte dos estados brasileiros”, disse o coordenador de Projeto do Instituto Sou da Paz.
Ainda de acordo com Leonardo Carvalho, a apresentação dos dados não é a solução do problema, mas é o primeiro o para que se consiga soluções.

“Se os estados não conseguem dizer quantos homicídios foram esclarecidos, não vão pensar em políticas públicas, ações de investigações e melhoria, e uma série de outras ações que deveriam ser tomadas com base em dados", disse o coordenador.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: instituto, dados, homic?dios