População indÃgena mais que dobrou no Piauà em 12 anos, segundo IBGE 6h3d3v
03/11/2022 15h21Fonte G1 PI
Em balanço divulgado na manhã desta quinta-feira (3), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estática informou que população autodeclarada indígena mais que dobrou no Piauí desde o Censo 2010. Ao todo, no estado, aproximadamente 25 mil domicílios não foram recenseados até o final da terceira parcial, realizada até a segunda-feira (31) no Piauí.
Segundo Raniere Leite, coordenador operacional do IBGE no Piauí, o número representa aproximadamente 1,9% da população do estado, o que torna o Piauí o segundo com a menor taxa de recusa do país, ficando atrás apenas da Paraíba.
“O público mais difícil de o, principalmente em Teresina, são os dos condomínios. Nós estamos com dificuldades de o ao condomínio e por vezes a gente também não consegue ter o ao morador para responder, tem assim uma certa resistência ou um receio de receber o recenseador”, explicou ele.
O coordenador explicou ainda que o trabalho dos supervisores, de conversa com a população, visa conscientizar sobre a importância na coleta dos dados para que os governos Federal, Estadual e Municipal possam atuar com políticas públicas mais eficazes.
“Nós estamos fazendo novas visitas ao domicílio, tentando sensibilizar os moradores para que recebam o servidor do Ibge. Colocando a foto do recenseador principalmente nos condomínios para que seja verificado se aquele recenseador é de fato um servidor do Ibge e também estamos possibilitando que as pessoas recebam o recenseador ou responda ao questionário do Ibge pela internet como também por telefone, com agendamento” , disse Leite.
Durante o balanço, o IBGE informou ainda que 86,06% da população do Piauí já foi recenseada, o número equivale a 2.831.380 pessoas. A população declarada feminina no estado é maior que a que masculina, totalizando 1.448.250 o que representa 51,15%. Já os homens representam 48,85% da população, 1.383.130.
Foram apresentados também números parciais sobre a população autodeclarada indígena no estado, que representa 0,22%, totalizando 6.370 pessoas indígenas. No Censo de 2010, essa população era de 2.900.
Incluída pela primeira vez na pesquisa, a população quilombola representa até o momento 0,96% totalizando 27.258 pessoas no estado. De acordo com o coordenador, o trabalho do Ibge para coleta de dados para o Censo 2022 seguirá até a segunda semana do mês de novembro.
Assalto a recenseadores
O superintendente Leonardo os falou também sobre a diminuição dos casos de assalto a recenseadores. Segundo ele, os equipamentos usados pelos recenseadores só podem ser utilizados pelos servidores do órgão para coleta de dados, e que não é um aparelho de celular.
"Não tem valor de mercado e felizmente os números praticamente estão zerados nas últimas semanas, diminuíram bastante", informou os.